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No ano de 2015 em que o lema “Brasil: Pátria Educadora” surge como um verdadeiro marco nos rumos da educação brasileira e cabe à sociedade discutir como o País investe na formação e valorização dos seus Mestres. Algumas ações do poder público têm dado novos rumos e permitido projetar essa carreira como prioridade de uma nação que busca avançar. Dentre estas, destacamos o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, fundação ligada ao Ministério da Educação.

O normas conduta trabalho extra contrato - V 10.9 PIBID é uma das mais inovadoras políticas públicas no âmbito da Formação de Professores, pois envolve o Professor Universitário (que pesquisa a formação e investiga sobre a educação) e o Professor da Educação Básica (o docente que conhece a escola, suas interfaces, dilemas e possibilidades), ambos atuando como coformadores dos Bolsistas de Iniciação à Docência (estudantes dos cursos de licenciatura). Essa prática atende a um reclamo histórico de aproximação entre Universidade e Escola, teoria formativa e prática profissional, busca por inovações didáticas, promoção da vivência no cotidiano escolar, permitindo, de forma plena, uma inserção do Licenciando no seu futuro local de atuação profissional.

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